Por que caminhamos na pandemia?

Online

Event details

2021-07-09 14:00
14:00 UTC
Tickets FREE

Tickets

Log in to book a ticket. Not registered yet? Register first.
Lost your password?


A Cartografia da Hospitalidade propõe oficinas e ações micropolíticas caminhantes, que criam situações de apropriação espacial em paisagens psicossociais urbanas, enquanto os expectadores-participantes propõem, acolhem e são acolhidos pelos acontecimentos.

Walking as a question international encounters 2021 convida ao engajamento crítico e artístico conectado com os limites e possibilidades do caminhar no tempo presente. Enquanto o distanciamento e o controle imposto pela pandemia restringe a liberdade do ir e vir, as pessoas reinventam novas experiências caminhantes, enquanto questionam: Que respostas o caminhar nos proporciona hoje?
Que perguntas podem ser exploradas andando?
Quem anda? Como anda?
Quem escolhe caminhar? Quem é forçado?
A quem é permitido andar?

Partindo dessas perguntas, o HUB Brasil “Walking as a question” convida vocês a responderem a seguinte pergunta durante a ação cartográfica que acontecerá on line durante o International Walking Encounters:
Por que caminhamos na pandemia?

Se as práticas caminhantes são movimentos que proporcionam ao corpo meios para ler e desenhar a cidade, através de percepções e sensações causadas pelos encontros e experiências que acontecem durante o percurso, o momento extraordinário da pandemia chamou nossa atenção para pesquisar, criar e propor outras formas de caminhar. A dimensão do ciberespaço, um caminho possível de conviver durante a pandemia, está atento a outras possibilidades de movimento, que podem talvez serem chamados de ‘movimento estático’: enquanto o corpo está fixo em um determinado local do espaço 3D território, a inquietação da mente joga com o movimento possível. Consequentemente, as percepções, relações e interfaces entre tudo o que é interno e externo, público e privado, seja em nível concreto ou abstrato, passa a ser revisto, enquanto os afetos em relação aos lugares já conhecidos e desconhecidos são ressignificados.

Incentivar ações que promovam a caminhada é fundamental neste momento de distanciamento social que estamos experimentando. No Brasil, temos um suposto controle de ir e vir, chamado de “Distanciamento controlado” entre as pessoas. Se o ano de 2020 foi marcado por períodos de maior e menor confinamento, 2021 começou da mesma forma e segue nos desafiando.

Vivemos em um país de dimensão continental, com enormes lacunas sociais e econômicas, aonde a pandemia chegou para abrir e expor de forma ultrajante essa desigualdade. Para chamar a atenção dessas diferenças, propomos a realização de ações que, independentemente dos recursos disponíveis, tragam lições de reconhecimento e convivência entre diferentes. Nossa preposição pode ser melhorada, expandida, adaptada ou replicada em diferentes culturas. Desta forma, nós acreditamos em estimular um diálogo direto entre as táticas e ferramentas utilizadas por cada caminhante em sua região e realidade.

A ação cartográfica
Com base nessas reflexões, planejamos convidar grupos e pessoas em diferentes cidades brasileiras a assumirem o caminhar como forma de apropriação espacial e expressão, respondendo à nossa pergunta:
“Por que caminhamos durante pandemia?”

Convidamos você e seu grupo a conectar-se por meio da plataforma Google Meet, no dia 9 de julho às 11hs da manhã (17hs na Grécia) para uma conversa de introdução à ação cartográfica e no dia 10 de julho às 11hs da manhã (17hs na Grécia) quando, durante 30 minutos seremos expectadores-participantes do evento que nos conectará em tempo real com os expetadores/participantes em Prespa, Grécia, das cidades brasileiras conectadas e quem mais quiser participar em outras localizações do Planeta. Com outros caminhantes online, vocês irão percorrer o caminho que poderem e quiserem, em sua base geográfica. Sugerimos gravar um vídeo durante o percurso, conversar e caminhar, cantar, dançar enquanto anda, gravar a imagem e o som do caminho, sonorizando o lugar onde você está ou apenas caminhar à deriva.
O evento é aberto e gratuito.

Cartografia da Hospitalidade

Cartografia da Hospitalidade

The Cartography of Hospitality research collective started in 2017. The objective is to recognize and register the social and cultural diversity that coexists in public spaces of the city, with their respective connections and permeabilities, thus proposi...

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Also check out

Free
Walking Piece
New
SWS24
PUBLIC RETREAT – The Graveyard Digression

What can a cemetery teach us? The Graveyard Digression asks this question, and many more, in an aprox. 30 min. sound journey passing through St. Pauli Southern Cemetery, Malmö. A sonic essay consisting of field recordings, music, poems and anecdotes.

Free
Walking Event
Why do we walk during pandemia? (remote)

HUB Prespa - HUB Brazil

2021-07-10 14:00

Online

Walking Event
New
ArtMoves Fife – creative walks with artists

ArtsMove Fife

20 Apr, 2024 · All day

The Larick Centre, Shanwell Road, Tayport, UK

Join ArtMovesFife's artists in a creative exploration of beach and forest environments. All art materials provided

33 Temple
New
Urban Food Mapping: Making Visible the Edible City

19 Apr, 2024

Radical Stroud
New
The Cragg Vale Coiners

19 Apr, 2024

Post
New
Life-size giraffe puppet making its way through Lincolnshire – BBC News

18 Apr, 2024

Walking Event
New
Walking Shorts

Walk-Space

2024-05-11 18:00

Playhouse Cinema, School Road, Leominster HR6 8NJ, United Kingdom

An evening of short films by Herefordshire and Midlands based artists, writers and photographers who use walking in their practice.

Curated news
New
Historic Third Ward ghost sign walking tour uses augmented reality

18 Apr, 2024

Talking Walking
New
Tamsin Grainger talking walking

18 Apr, 2024

Curated news
New
State of the ART(ist)

18 Apr, 2024

Curated news
New
A modern pilgrimage through Herefordshire’s Golden Valley | Walking holidays | The Guardian

18 Apr, 2024

Ellen Mueller
New
Walking Talk and Workshop Near Duluth in June

18 Apr, 2024