Ver de ouvir ao caminhar

Drifting Bodies / Fluent Spaces – Lab2PT & Made of Walking (VII) – Guimaraes (Portugal)

Artists and academics were invited to participate with an audio paper (a performative or walking audio essay) or an audio walk for the walking arts encounters/conference Drifting Bodies – Fluid Spaces / Made of Walking (VII). Below, work submitted as walking audio essay or sound walk.

Cidade-Sonho (binaural audio):

Com verso: Cidade em texto e contexto (binaural audio):

Cidade em diferença e repetição (binaural audio):

Nosso trabalho toma como amparo e inspiração conceitual as reflexões postas pela “estética do caminhar” (Francesco Careri), pela “polifonia da comunicação urbana” (Massimo Canevacci) e pela filosofia da experiência (Jorge Larrosa), articuladas por uma cartografia e narrativa do/pelos afetos produzidas por um corpo “multissensorial” (Pallasmaa, 2011) e “poético” (Gil, 2001) . Assumimos como nossa principal baliza a ideia de que a experiência que temos com o mundo se dá de corpo inteiro. Ao caminhar, ouvimos, sentimos cheiros, esbarramos, tocamos, e também, vemos. Foi com esse entendimento que produzimos experimentações corpo-sonoro- polifônicas. Utilizamos técnicas de multidimensionalidade sonora (binaural audio) para potencializar a imersão do espectador-ouvinte e, assim, promover, pelo “ver de ouvir” de cada um, a criação de mapas, também narrativos, de lugares e paisagens alinhavados pela ativação de suas sensações e memórias de um caminhar que é, sobretudo, para dentro de si e que compõem, não somente a experiência de seus autores, mas também, a nossa experiência com o mundo. Buscamos, nesse sentido, contribuir com as questões levantadas por diversas áreas do conhecimento e pelo campo da arte, especialmente aquelas que lidam com a experiência contemporânea do habitar as cidades, sobretudo, a partir da perspectiva das narrativas urbanas produzidas pelas grafias do corpo e seus sentidos estético-políticos.

Full text:
https://drive.google.com/file/d/1g4zgx0V5P-C_wZcg6VEfR5msdFdSKwkX/view?usp=sharing

Creators
Since 2020
SWS SWS20
Features
Language Portuguese
Hosted by Drifting bodies - Fluent Spaces, walking arts encounters/conference, Guimaraes (Portugal) - Made of Walking (VII)

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.